Nesta sexta-feira, conforme noticiado pelo Via Trolebus, o governo de São Paulo assinou a ordem de serviço para extensão da Linha 2-Verde do Metrô rumo a Penha.
De acordo com um post nas redes sociais da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM, a linha verde chegará até a Linha 3-Vermelha no ano de 2026, podendo algumas estações serem entregues antes do prazo:
Também é estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3-Vermelha e 1-Azul.👏👏
A conclusão está prevista para 2026 com possibilidade de entregas de estações ao longo do tempo
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) January 17, 2020
Primeiro anúncio previa operação em 2018
A extensão metroviária foi prometida pelo antecessor de João Doria, o ex-governador Geraldo Alckmin, para ser entregue em 2018 e os trens chegariam mais longe, em Guarulhos. O anúncio do ex-governador foi feito em 2014. O projeto naquela época previa a linha verde chegando até a futura estação Dutra.
Em 2013, um financiamento foi liberado para a obra por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de 1,5 bilhão de reais, representando 45,6% dos investimentos totais.
As desapropriações para uma extensão da linha no sentido nordeste, com treze estações, foram iniciadas em meados de 2014.
A expansão, no entanto, foi congelada após o governo do estado realocar recursos para outras extensões. Segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô-SP de junho de 2018, a falta de recursos já apontava a possibilidade da empresa trabalhar com a possibilidade de as obras de expansão serem divididas em duas fases: Vila Prudente–Penha e Penha–Dutra.
O governo atual promete tocar o segundo trecho, mas não se comprometeu com prazos.