Foto: Renato Lobo
CPTM

Expresso Linha 10+ da CPTM tem realmente demanda?

O Expresso Linha 10+ é um serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, para os passageiros da Linha 10-Turquesa, ferrovia que liga Rio Grande da Serra, corta o ABC e chega no Brás. O atendimento consiste em partidas entre Santo André e a estação da Luz aos sábados.

Foi criado para atender quem quer aproveitar o fim de semana para fazer compras na região central, como nas ruas 25 de março e José Paulino, ou explorar atrações culturais como a Pinacoteca.

Mas, de acordo com reportagem do Via Trolebus, alguns trens vem operando vazios. O caso foi constatado no sábado, 18 de janeiro de 2020, onde um trem da série 2100 partiu vazio da Luz no sentido do ABC:

Trem da série 2100 saindo vazio da Luz no Expresso Linha 10+ | Foto: Renato Lobo

Na chegada ao Brás, pouquíssimos passageiros embarcaram no trem expresso. Enquanto isso, a plataforma 1 tinha um fluxo grande de usuários aguardando o serviço parador, e nenhum passageiro notou o trem vazio do outro lado.

O site procurou a CPTM e questionou sobre um aumento no uso deste serviço, a medida em que o Expresso fosse conhecido por quem anda na Linha 10. Questionou também sobre a comunicação visual e sonora deste serviço, uma vez que o trem “bateu lata” neste horário, ao contrário do serviço parador.

Foto: Renato Lobo

A companhia, por sua vez, informou que houve um aumento na demanda, sem quantificar em números, e diz que “há a divulgação através de avisos sonoros para os passageiros nestas estações, inclusive no próprio trem que presta estes serviços”.

Linha 10 não vai chegar à Luz

A empresa disse também por meio de nota o serviço parador não deve chegar na Luz já que a parada e tombada.

“A linha 10 vai de Rio Grande da Serra ao Brás. Ela não chega até a Luz porque a estação, que é tombada, não dá conta do volume de passageiros da linha. Mas a CPTM formatou esse serviço especial que não compromete o fluxo de passageiros na estação aos sábados.”, diz comunicado ao Via Trolebus.

Foto: Renato Lobo

Serviço

Os trens partem de Santo André às 7h, às 8h e às 9h, com volta em seguida da Estação da Luz. À tarde, o embarque é feito na Estação da Luz, às 12h, às 13h e às 14h, para Santo André, com retorno em seguida. O trem realiza paradas nas estações intermediárias São Caetano, Tamanduateí e Brás.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus