No dia 30 de janeiro de 2010, o Metrô entregava a estação Sacomã, um importante marco na operação da Linha 2-Verde, que aumentou a conectividade do eixo metroviário, e inovações jamais vistas pelos milhões de passageiros transportados pelo meio de transporte.
A Companhia do Metrô lembrou do feito em suas redes sociais, com postagem do estilo TBT, que significa throwback Thursday, e pode ser traduzida do inglês como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso:
#tbt Hoje é o #DiadaSaudade e aproveitamos para relembrar os 10 anos de operação da Estação Sacomã, na Linha 2-Verde. Inaugurada em 30/01/2010, atualmente ela recebe 28.500 passageiros por dia. Parabéns aos passageiros e funcionários! 🎂 pic.twitter.com/OIiT63EkJA
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) January 30, 2020
Primeira estação com portas de plataforma
Sacomã foi a primeira parada da malha metroviária paulista a contar com as portas de plataforma, antes mesmo das estações da Linha 4-Amarela, que seria inaugurada em maio de 2010. No começo das operações, as portas apresentavam bastante falhas, mas com o tempo a tecnologia e seu manuseio foi sendo aprimorada.
Primeira estação com bloqueios de vidro
Sacomã foi também a primeira estação a contar com bloqueios de vidros, equipamento que prometia reduzir o número de evasão no sistema.
Conexão com o ônibus
A estação também trouxe uma conectividade importante para a Linha 2, que foi conectada ao Terminal Sacomã, que abriga linhas metropolitanas vindas do ABC, e ligações municipais, como o Expresso Tiradentes.