Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM não descarta volta da Linha 10-Turquesa para a estação da Luz

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, em um comunicado enviado ao jornal “Diário do Grande ABC” diz ainda estudar a volta dos trens da Linha 10-Turquesa para a estação da Luz.

Atualmente a ferrovia que liga Rio Grande da Serra, e corta cidades do ABC Paulista, tem como ponto final o Brás. Mas, durante algum tempo, os trens tinham como terminal a Luz, até 2011 quando o governo estadual alterou os traçados.

Na época, a justificativa foi para melhorar a agilidade nas chegadas e partidas das composições da própria Linha 10 e da Linha 7-Rubi.

Foto: Renato Lobo

Estudos prosseguem 

Por meio de nota ao jornal, a CPTM informou que, apesar de os estudos para a ampliação da Linha 10-Turquesa até a Luz prosseguirem, “é preciso lembrar que a estação, que é tombada, não dá conta do volume de passageiros”.

Expresso Linha 10+ vazio?

Em abril do ano passado, a CPTM iniciou a operação Expresso Linha 10+, com serviços aos sábados feitos em três viagens entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Luz.

No período da manhã as partidas são feitas às 7h, 8h e 9h, no sentido da Luz, e outras três à tarde às 12h, 13h e 14h, no sentido de Santo André.

Nesta último sábado, no entanto, a composição da série 2100 que partiu da Luz às 13 horas, estava vazia, segundo apuração do Via Trolebus que esteve no local:

Trem da série 2100 saindo vazio da Luz no Expresso Linha 10+ | Foto: Renato Lobo

Na época da criação do serviço, o presidente da companhia, Pedro Moro, disse que a operação foi iniciada após constatar que “muitas pessoas fazem o trajeto aos sábados, não só para trabalhar, mas também para passeios culturais, compras, idas a restaurantes”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • ja foi comentado um milhão de vezes mas, a linha 7 pode muito bem ir pra Julio Prestes e fazer uma ligação subterranea de julio prestes a luz, para passageiros utilizando parte do estacionamento da pinacoteca bem como uma saida pra brigadeiro tobias mas falta vontade politica

  • Esta Linha 10-Turquesa teve um aumento crescente de demanda a partir das conexões das Linhas 5-Lilás, 15-Prata e 2-Verde, e com a atual terminação em uma única plataforma no Brás faz com que todos prefiram utilizar a Linha 2-Verde a sobrecarregando, para acessar as Linhas 1-Azul e 4-Amarela, pois da forma como esta hoje é impraticável se utilizar o terminal no Brás.

    Transbordos sempre devem ser evitados em nome da logística e do conforto dos usuários, mesmo não possuindo bagagens, e de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás assim como também à Linha 15-Prata de forma concomitante as tornando terminal, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual já é uma das linhas mais concorridas de São Paulo, até uma nova estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa, que possui uma linha central extra subutilizada, a qual devera ser totalmente reformada com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe.

    Entendo como inviável este seccionamento entre as Linha 7-Rubi, e Linha 10- Turquesa (esta divisão foi uma criação da CPTM), e sim estas linhas sempre foram uma só e deverão retornar como eram no passado entre Francisco Morato e Rio Grande da Serra, a construção das Estações Bom Retiro e revitalização da Júlio Prestes esta reversão é perfeitamente viável.

Publicidade

Assuntos

Anúncios