TAV

China ganhou a primeira linha de trem de alta velocidade automatizada do mundo

A estatal China National Railway (CR) inaugurou no último dia 30 de dezembro uma linha com 174 km de extensão, ligando Beijing North – Zhangjiakou, sendo a primeira ferrovia automatizada de alta velocidade do mundo, juntamente com a linha Chongli de 53 km. Os novos eixos ferroviários devem atender aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim.

O eixo Pequim – Zhangjiakou possui oito estações, incluindo a Grande Muralha de Badaling e Xiahuayuan North, onde o atendimento de Chongli se conecta para servir a Vila Olímpica na cidade de Prince Edward.

A estação da Grande Muralha de Badaling é subterrânea e tem uma profundidade máxima de 102 metros e ocupa uma área de 41.000 m 2.

Os trens desenvolvem uma velocidade máxima na linha Pequim – Zhangjiakou de 350 km/h, o que reduzirá o tempo de viagem entre as duas cidades de 3h7min para 47 minutos. O eixo Chongli tem uma velocidade máxima de 250 km/h, proporcionando um tempo de viagem de Pequim até Prince Edward City de 53 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus