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BRT entre Guarulhos e São Mateus está ainda nos planos da EMTU

Um corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) que ligará Guarulhos até São Mateus, passando por avenidas importantes como a Jacu Pêssego e Monteiro Lobato. Este é o projeto BRT Metropolitano Perimetral Leste.

De acordo com o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, Marco Antonio Assalve, em conversas com sites e blogs especializados em mobilidade urbana, na qual o Via Trolebus esteve presente, afirmou em fevereiro de 2019 que o projeto estava sendo revisado.

De acordo com o relatório Plano de Negócios EMTU 2020, elaboração dos Estudos Ambientais visando o Licenciamento ambiental do Corredor junto à CETESB/SP, tem previsão para o ano de 2020, assim como a obtenção da LP – Licença Ambiental Prévia e da LI – Licença Ambiental de Instalação do empreendimento em 2021.

O projeto

A EMTU estima que o corredor poderá atender a uma área de mais de 1,5 milhão de habitantes. O BRT Perimetral Leste interligará dois grandes corredores de ônibus: o Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) e o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo. São estimados cerca de 175 mil usuários por dia no eixo de transporte.

O BRT Metropolitano Perimetral Leste tem seu Projeto Básico dividido em dois trechos: O Trecho 1, em Guarulhos, contará com a ampliação do terminal Cecap; 7,7km de adequação viária entre as avenidas Monteiro Lobato, em Guarulhos, e a rodovia Ayrton Senna; seis estações de embarque / desembarque.

Já o trecho 2 percorrerá 14,4km de corredor exclusivo na avenida Jacu Pêssego, na zona leste da capital. Inclui uma Estação de Transferência (Dom Bosco) com integração à CPTM e 15 estações de embarque / desembarque.

Concorrente com a Linha 14-Ônix da CPTM

Um dos motivos de revisão, segundo o presidente da EMTU, é um projeto “concorrente” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a Linha 14-Ônix que prevê um veículo leve sobre trilhos – VLT praticamente com a mesma origem-destino do corredor de ônibus.

O projeto ferroviário da CPTM, no entanto, não está nos planos da companhia na atual gestão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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