Trens Regionais

Agência vai pedir inclusão de Americana no projeto do Trem Intercidades

A Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp) é uma autarquia estadual brasileira, vinculada à Casa Civil, deve formalizar um pedido ao governo do estado para incluir Americana na licitação do Trem Intercidades, que prevê atendimentos entre a estação Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, até Campinas, com uma parada em Jundiaí.

De acordo com uma publicação do jornal “Todo Dia“, o trecho entre Campinas e Americana demandaria investimentos na ordem de R$ 4 bilhões. A licitação do projeto pode ocorrer ainda neste ano.

Anel ferroviário

Autoridades e representantes populares querem a extensão do serviço até Americana, mas o fluxo das composições cargueiras na região pode ser um problema.

Uma reportagem do jornal Todo Dia aponta que técnicos do governo estadual e da união estudam a criação de um anel ferroviário para que o eixo atual entre Campinas e Americana seja destinado apenas ao transporte de passageiros.

A publicação ouviu o deputado Vanderlei Macris (PSDB), que diz que a construção do anel para os trens de carga seria mais barato que a quadruplicação da via férrea existente, está ultima que atravessa uma zona urbana.

O custo da obra poderia ser dividido entre o poder público e o operador privado, previsto na renovação da concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus