A Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp) é uma autarquia estadual brasileira, vinculada à Casa Civil, deve formalizar um pedido ao governo do estado para incluir Americana na licitação do Trem Intercidades, que prevê atendimentos entre a estação Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, até Campinas, com uma parada em Jundiaí.
De acordo com uma publicação do jornal “Todo Dia“, o trecho entre Campinas e Americana demandaria investimentos na ordem de R$ 4 bilhões. A licitação do projeto pode ocorrer ainda neste ano.
Anel ferroviário
Autoridades e representantes populares querem a extensão do serviço até Americana, mas o fluxo das composições cargueiras na região pode ser um problema.
Uma reportagem do jornal Todo Dia aponta que técnicos do governo estadual e da união estudam a criação de um anel ferroviário para que o eixo atual entre Campinas e Americana seja destinado apenas ao transporte de passageiros.
A publicação ouviu o deputado Vanderlei Macris (PSDB), que diz que a construção do anel para os trens de carga seria mais barato que a quadruplicação da via férrea existente, está ultima que atravessa uma zona urbana.
O custo da obra poderia ser dividido entre o poder público e o operador privado, previsto na renovação da concessão.
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