Foto: Renato Lobo
VLT

Projeto da prefeitura de São Paulo prevê VLT no centro

A construção de um sistema de transporte na região central de São Paulo voltou a ser notícia. De acordo com uma reportagem do jornal “O Estado de São Paulo“, a capital pode ganhar um sistema VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transit) no centro.

Trata-se de um projeto da Prefeitura que pretender criar corredores verdes em 113 quilômetros. A ideia é implementar ao menos um projeto-piloto – no Brás ou na Santa Ifigênia.

O novo plano pretende discutir incentivos para proprietários de bens tombados, e o novo plano urbanístico da Prefeitura para a região prevê a recuperação de dois marcos do período industrial: a garagem de bondes da Light e a centenária fábrica Orion, ambos no Brás. A garagem dos bondes hoje abriga uma viação de ônibus e no passado abrigada os trólebus da Transbaçal.

Ideia é interligar vias arborizadas com praças e parques de distritos como Sé, República, Brás e Bom Retiro. Segundo a Prefeitura, o custo estimado é de R$ 72 milhões, incluindo alargamento de calçadas, rebaixamento de guias e sinalização.

A proposta, que integra Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, seguirá para a Câmara Municipal.

Foto: Renato Lobo – Via Trolebus

VLP no centro

A última notícia que se tem de um sistema de transporte segregado na região é de 2017, onde a prefeitura de São Paulo em recebeu um projeto de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) da Secovi-SP (sindicato das empresas do mercado imobiliário e condomínios no Estado de São Paulo) que teria um trajeto em linha circular de 12,8 km pelo centro da cidade.

Reportagem do portal de notícias UOL dizia que uma reunião teria sido realizada com o então prefeito João Doria junto com o arquiteto Jaime Leser, responsável pelo projeto.

A linha teria 2 sentidos. No sentido horário, teria 5,8 km de extensão e 18 paradas. No sentido anti-horário, seguiria por 7 km, com 20 paradas.

O VLP passaria pelos principais localidades do Centro como Praça da Republica, Largos do Arouche e Paissandu, Pinacoteca, Sala São Paulo e Theatro Municipal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus