Monotrilho

Ordem de serviço do monotrilho de Salvador será assinada nesta terça (10)

A ordem de serviço para a implantação do monotrilho de Salvador, lá chamado de VLT, será assinada nesta terça-feira, 10 de dezembro de 2019. O evento será as 9h, na Estação ferroviária da Calçada.

O meio de transporte vai ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana. As obras devem custar cerca de R$ 2 bilhões.

Prazos

Em agosto, a previsão era que as obras começassem em outubro. De acordo com o governo, a previsão de funcionamento da fase 1, que tem 19,2 quilômetros de extensão e 21 estações, é já é em 2020. Essa primeira fase deve ligar o Comércio a Cidade baixa de Salvador, atravessando o subúrbio e chegando até a Ilha de São João, em Simões Filho. O segundo trecho contará com mais cinco estações, ligando a região de São Joaquim ao Acesso Norte, onde acontecerá a integração com o metrô.

O monotrilho terá capacidade de transporte diário de 156 mil usuários. O projeto no valor de R$ 1,5 bilhão, será tocado por meio da modalidade de Parceria Público-Privada – PPP, e terá seu material rodante fornecido e operado pela chinesa BYD, integrante do consórcio Skyrail Bahia, composto ainda pela Metrogreen.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus