Autoridades visitaram nesta terça-feira, 10 de dezembro, as obras da futura estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Fizeram parte da comitiva, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da CPTM, Pedro Moro.
De acordo com uma publicação nas redes sociais da secretaria, a parada deve ter 6 mil m², 3 plataformas, e será totalmente acessível com escadas rolantes e elevadores. Haverá também integração com o terminal rodoviário da Prefeitura, e demanda prevista é de 60 mil passageiros por dia. A inauguração está prevista para meados de 2020:
Confira como estão as obras da Estação Francisco Morato da Linha 7-Rubi da @CPTM_oficial ! 🚉
Bora fazer um rápido passeio pelas obras da estação? 🎥#Linha7Rubi #CPTM pic.twitter.com/aCQQ5CMrBQ
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) December 10, 2019
Obras contratadas em 2009
As obras da nova estação foram contratadas em 3 de outubro de 2009, mas após o início das construções, a CPTM e as empresas do consórcio entram numa disputa sobre o valor do contrato. Posteriormente as empresas Consbem, TIISA e Serveng abandonam o contrato de Francisco Morato, deixando os trabalhos da estação paralisados em 2011.
Após romper o contrato, a CPTM licitou novamente as obras através da licitação nº 8042160011R, cujo resultado foi divulgado em 12 de agosto de 2016. A concorrência foi vencida pelo consórcio Spavias-Telar pelo valor de 114 900 000,00 milhões de reais. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses, porém a CPTM só autorizou o início das obras em fevereiro de 2018.
Em setembro, o Via Trolebus visitou as obras que estavam no estágio de 60% concluídas:
1 comentário