O Metrô de São Paulo deve fechar a Linha 2-Verde em uma parte do domingo, 8 de dezembro, para testes programados no sistema de movimentação dos trens (CBTC).
Segundo a companhia, todas as estações da Linha 2-Verde do Metrô, de Vila Prudente a Vila Madalena, ficarão fechadas, das 4h40 às 10h.
Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena. Em razão da Linha 2-Verde se integrar a outras linhas de metrô e da CPTM, nas estações onde há transferência gratuita (Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso e Paulista), haverá fornecimento e recolhimento de senhas para controle de embarque dos passageiros.
O que é CBTC?
CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, é uma nova funcionalidade que atualmente esta presente nas Linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-lilás e 15-Prata do Metrô de São Paulo, e esta em fase de implantação nas linhas 1-Azul, 3-vermelha, e futuramente nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.
Os sistema da a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema antigo, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.