Durante a entrega das estações no trecho da Linha 15-Prata até São Mateus, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que até dezembro de 2022, devem ser iniciadas as intervenções no segundo trecho, entre as estações Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes.
De acordo com Baldy, o eixo entre Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes deve atender a uma demanda de 600 mil passageiros por dia, ou seja, o dobro esperado para quando o monotrilho operar integralmente entre São Mateus e Vila Prudente que é 300 mil usuários por dia. Quando totalmente pronta, a linha 15 contará com 26,6 km de extensão e 18 estações.
O eixo com mais de 26 km deve colocar a Linha 15 como um dos sistemas de monotrilho mais lotados do mundo. Se o meio de transporte transportar este volume esperado de pessoas, deve competir diretamente com a Linha 3 do Metrô de Chongqing, um grande município localizado na confluência entre os rios Yangtzé e Jialing, na região sudoeste da China.
A linha 3b liga o norte ao sul, ligando os distritos separados pelos dois principais rios. A primeira fase da linha iniciou a construção em 5 de abril de 2007. O segmento inicial de Lianglukou a Yuanyang (18 estações, 17,5 km) foi inaugurado em 29 de setembro de 2011, com a extensão norte de Yuanyang para o Aeroporto de Jiangbei sendo inaugurada em dezembro de 2012 e uma extensão sul de Ertang para o terminal Yudong entregue no mesmo ano.
Trata-se do monotrilho mais longo do mundo em comprimento e o mais movimentada do planeta, com um número de passageiros diário superior ao de 675.000 passageiros por dia. A 3b ou linha Aeroporto conta com 66 km de extensão.
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