Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Metrô SP

Industria avalia que aquisição de 78 trens entre Metrô e CPTM deveria levar em conta material nacional

As baixas encomendas de trens de cargas e passageiros em 2019 chegaram aos menores níveis dos últimos 10 e 12 anos, segundo estimativas ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária. A indústria amarga ainda seis anos sem qualquer encomenda significativa no mercado doméstico, ou seja, trem de passageiros.

De acordo com Vicente Abate, diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e presidente da ABIFER, o volume de vagões de carga a ser entregue em 2019 deverá situar-se abaixo das mil unidades (contra 2.566 vagões em 2018). Serão apenas 34 locomotivas (contra 64 em 2018), cinco exportadas para o Chile. E 104 carros de passageiros (contra 312 carros em 2018), sendo 80 também para o Chile.

“A ociosidade da indústria ferroviária encontra-se perto de dramáticos 90%, com poucas possibilidades de ser melhorada no curto prazo”, afirma Abate.

Na área de passageiros, a indústria completou seis anos sem qualquer encomenda significativa, sendo apenas 48 carros fabricados no Brasil para a SuperVia, além de 64 importados pela CPTM.

Novos trens da CPTM e do Metrô de São Paulo

Massimo Giavina, vice-presidente do SIMEFRE e membro do Conselho da ABIFER, avalia que novas encomendas por parte das operadoras paulistas deveriam levar em conta a industria nacional

“Para 2020 aguardam-se as licitações para 34 trens da CPTM e 44 trens do Metrô SP. Importante salientar a luta do nosso setor por isonomia tributária entre trens nacionais e importados. Estados têm aplicado a imunidade tributária na importação, levando a uma concorrência injusta com o produto nacional, suprimindo empregos e renda no Brasil. Estão preterindo o nacional, com ampla base instalada, de melhor qualidade e mão de obra qualificada, em favor do estrangeiro, de pior qualidade e inexistência de assistência técnica ou materiais de reposição”, avalia Giavina.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus