A expansão da Linha 4-Amarela do Metrô rumo a Taboão da Serra, estaria sendo negociada com a concessionária ViaQuatro, segundo uma resposta nas redes sociais da Secretária dos Transportes Metropolitanos – STM:
Estudos em andamento
O governo do Estado de São Paulo estuda levar a Linha 4 Amarela de Metrô até a cidade de Taboão da Serra. A afirmação foi do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante uma reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, ocorrida no dia 16 de outubro de 2019.
“São estudos muito iniciais, mas queremos ampliar por mais duas estações até que chegue na cidade de Taboão da Serra”, disse Baldy.
Promessa que virou estudo
A promessa é antiga, e as primeiras notícias vieram a tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. No ano passado, o então candidato, e agora governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a obra.
A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.
Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.
De concreto, projeto básico
Recentemente o Metrô aditivou o prazo da elaboração do projeto básico, evidenciando que a extensão ainda está nos planos da companhia.
Esta fase compreende os elementos que definem a obra. O objetivo é definir com precisão as características básicas do empreendimento e o desempenho almejado na construção para que seja possível estimar o custo e prazo de execução. É uma fase caracterizada por estudos preliminares, anteprojeto, estudos de viabilidade técnica e econômica, além da avaliação do impacto ambiental.
Na sequência será a vez do projeto executivo, onde são detalhados os elementos necessários e suficientes para a execução completa da obra.
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