No setor de aviação, as low costs são empresas áreas de baixo custo, que oferecem serviços mais em conta, sem alguns itens adicionais, como o serviço de bordo.
Mas parece que o novo jeito de transportar chegou ao setor ferroviário. A Renfe, uma das entidades públicas empresariais que explora a rede ferroviária espanhola, divulgou sua marca de alta velocidade e baixo custo.
A operadora nacional anunciou a “Avlo” como a marca do seu novo serviço de alta velocidade com preços mais enxutos, que será lançado em 6 de abril de 2020, e deve atender ao corredor Madri – Zaragoza – Barcelona.
O novo serviço terá como objetivo atrair grandes grupos como famílias e jovens passageiros. O Avlo será gradualmente introduzido em toda a Espanha até 2021.
Material rodante
A Renfe está convertendo os trens da série 112 da Talgo em suas oficinas em Madri, La Sagra, Málaga e Valladolid. A frota reconfigurada terá 438 assentos por trem, 20% a mais do que as unidades padrão. À medida que o serviço for ampliado, serão introduzidas novas séries com capacidade para 581 passageiros.
A operadora em um comunicado, diz que o lançamento da Avlo é estratégico, com a próxima liberalização do mercado de passageiros em dezembro de 2020.