Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM licita trilhos ferroviários para renovação da via férrea

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou no Diário Oficial que abrirá licitação de compra de trilhos ferroviários para renovação de sua malha.

A aquisição será por meio de pregão eletrônico e a sessão de abertura de propostas está marcada para o dia 04 de dezembro. O edital está disponível no site da operadora, e na Rua Boa Vista Vista, nº 175.

A CPTM opera sete linhas em 273 km de trilhos, atendendo a 94 estações ativas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Com relação aos trilhos importados, a especificação técnica devera ser de acordo com a NBR 12320 PB-12 e um limite de resistência e alongamento, composição química conforme NBR 7590 CB23 da ABNT, e com a apresentação do respectivo certificado, devem prevalecer, pois é prevista obrigatoriamente a equalização das propostas técnicas, e caso o fornecimento de material seja divergente do descrito se constituí em uma não conformidade, e devem ser devolvidos, com as custas pelo fornecedor, após os ensaios metalográficos e de dureza “Brinell” que são de elaboração de praxe.

    Trabalho em uma grande empresa no Brasil, em que são adquiridos vários produtos importados, e embora as licitações não discriminem as origens, materiais como válvulas, motores elétricos, rolamentos, ferramentas, eletroeletrônicos etc, os “ching-ling” se caracterizam pela baixa qualidade, e normalmente não conseguem passar pelo “C.Q.”

    Trilhos no passado eram fornecidos majoritariamente pela CSN-Companhia Siderúrgica Nacional, este é mais um capítulo do sucateamento da indústria brasileira. Vale lembrar que nenhuma das siderúrgicas brasileiras não se interessaram por este fornecimento.

Publicidade

Anúncios