O presidente da República, Jair Bolsonaro, em visita pela Baixada Santista durante o feriado da Proclamação da República, afirmou que há probabilidade de volta do atendimento ferroviário entre a região do Vale do Ribeira e Santos.
Bolsonaro disse a TV Tribuna que vem conversando com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre a possibilidade de reativação da ferrovia de Santos, que vai até a cidade de Cajati.
“Existe a possibilidade, mas logicamente, vai ser a iniciativa privada que vai fazer esse investimento. Tem que ver a viabilidade econômica. A economia da região (do Vale do Ribeira) é a banana, mas também pode ser voltada ao Turismo”, contou.
O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977, reativado em 1983 e extinto definitivamente em novembro de 1997, depois de 84 anos, de acordo com o site Estações Ferroviárias. A linha seguiu ativa para composições cargueiras, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso posteriormente e a via férrea está sem uso.
comentários