É muito comum ouvir relatos de pessoas que viajaram para a Europa, por exemplo, relatarem o deslocamento regional por meio de trens de passageiros. O Brasil já teve ligações ferroviárias entre as cidades, como por exemplo, entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Mas no final do século 20, muitas linhas foram suprimidas. Mas o Brasil conta ainda com algumas ligações, entre elas, ferrovias que interligam estados e que é possível viajar de Trem:
Estrada de Ferro Vitória a Minas
A ligação ferroviária que interliga a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais teve início no final do século XIX e tinha como objetivo inicial o transporte ferroviário de passageiros e escoar a produção cafeeira do Vale do Rio Doce e Espírito Santo. Mas seu foco foi alterado em 1908, passando a visar Itabira e escoar o minério de ferro extraído no município até os complexos portuários capixabas.
Trata-se do único trem diário de passageiros de longa distância do Brasil, e o trajeto é de 664 quilômetros. O trem para por 28 estações ao longo do caminho, e conta com serviço de bordo.
O trem cruza uma região com significativa quantidade de montanhas e rios e que tem como vegetação típica alternância entre Mata Atlântica e Cerrado, estando grande parte de sua extensão às margens do rio Doce, até chegar às praias capixabas.
Trem entre Curitiba e Morretes (PR)
A ferrovia que corta a Serra do Mar Paranaense conecta a capital do Paraná ao litoral e circula desde a inauguração da ferrovia, em 1885, quando nasceu para exportar erva-mate e madeira. O trajeto é de 75 km, sendo de três a quatro horas de viagem, e quatro estações.
O trajeto é pela maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil, com a vegetação típica região como bromélias amarelas e vermelhas, brincos-de-princesa e manacás.
O trem ainda margeia as águas turvas do Rio Ipiranga e passa pela Ponte São João, que tem um vão de 112 metros de comprimento.
Estrada de Ferro Carajás
A Estrada de Ferro Carajás (EF-315), também conhecida pela sigla EFC, é uma ferrovia diagonal brasileira com 892 km de extensão, em bitola larga, operada pela mineradora Vale S.A.. Passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto do Itaqui no município de São Luís (MA) a Marabá e Parauapebas (PA).
O mais longo percurso de trem de passageiros do Brasil leva 16 horas.
Os maiores trens do mundo trafegam na Estrada de Ferro Carajás. A maioria das composições chega a ter 330 vagões, puxados por três locomotivas, proporcionando o transporte de passageiros e cargas.
Como combustível, os trens usam o B20 – mistura de 20% de biodiesel vegetal com 80% de diesel -, diminuindo consideravelmente a emissão de CO2.
Expresso Turístico da CPTM
O Expresso Turístico é um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, de um trem turístico que faz viagens entre a Estação da Luz, em São Paulo, e Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com o objetivo de mostrar e divulgar a história das ferrovias e dos trens, os quais impulsionaram a capital e as cidades que fazem parte da malha ferroviária paulista.
Quem é apaixonado pela natureza tem certeza que viagens de trem é uma das melhores… Os governantes deveriam aumentar por todo país! Parabéns pela iniciativa do autor dessa reportagem
Que maravilha .
Quero viajar por estes lugares todos .
Gostaria de viajar de trem. Espírito santo, minas
Faltou o trem do RS entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves
Há alguns dados errados na viagem Curitiba/Morretes.
São 68km e não 75km, outro erro está no número de estações, o trem faz apenas uma parada na estação Marumbi para embarque e desembarque de montanhistas, com passagens diferenciadas, no passeio turístico o desembarque é realizado somente na estação Morretes que é o ponto final do trajeto.
O que deveria ser super normal, é excessão, “parabéns” aos governantes, principalmente aos daqui de SP que sucatearam a FEPASA em prol das rodovias concedidas aos miguxos
Muito bom conhecer essas linhas turísticas que ainda restam no Brasil. Sem contar com o trem turístico da estação de Carlos Barbosa, RS, passando pela serra gaúcha e algumas pequenas cidades. Eu espero que no governo de Jair Bolsonaro tudo melhore, porque essa é a proposta do seu governo, de retirar os altos impostos, também os pardais que são comedores de dinheiro por aplicação de multas, impostos pelo Detran. E sabemos que Ele sim está ajudando muito também o Nordeste, quantas promessas feitas em governos anteriores e nao foram cumpridas e Bolsonaro está agindo lá. Eu espero que um dia nossas ferrovias retornem e ainda mais ampliada nesse Brasil a fora para que os brasileiros gozem de seus direitos de ir e vir e poder conhecer as cidades do Brasil, que mal conhecem, e que haja um grande desenvolvimento, porque essa roubalheira vai ter que acabar.
Coisa mais linda é viajar de trem, e ver esses vagões em pleno vapor, como diz os mais antigos. Que tudo retorne como antigamente, porque os brasileiros merecem um meio de transporte barato e que possa conhecer melhor o Brasil, pelas viagens de trem.