Foto: Renato Lobo
CPTM

Mesmo com intervalos de até 30 minutos, CPTM indicava linhas como “operação normal” no domingo

Neste domingo, 6 de outubro, o passageiro que utilizava as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, em alguns trechos tinha que esperar mais tempo pela chegada das composições, como de praxe que ocorre quase em todos os finais de semana por conta dos serviços de manutenção. Mas, o status das linhas tanto no site quando no aplicativo da companhia, apontava como operação “normal“.

Site da CPTM apontando operação normal nas linhas, mesmo com os intervalos prolongados

Na linha 7- Rubi entre Francisco Morato e Jundiaí, em grande parte do dia o intervalo era de 30 minutos. Isso valia para as Linhas 8-Diamante e 12-Safira. 

Já na Linha 11-Coral, trecho mais movimentado da malha de 273 quilômetros operado pela CPTM, durante toda a operação comercial, em razão de serviços na via no trecho entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Mudança na informação

O que chama a atenção neste final de semana é a mudança de postura da empresa, que listava todas as extensões como “operação normal”, mesmo nos trecho com intervalos prolongados. Nos sábados e domingos passados, a empresa descrevia os trechos em manutenção como “velocidade reduzida”, apontando que o passageiro poderia esperar um tempo maior nas plataformas.

Apesar da mudança, a CPTM informou com antecedência as alterações, em suas redes sociais:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus