YouTube video
Trens Regionais

As 10 rotas de trens de passageiros mais longas do mundo

O Brasil não tem quase nenhuma rota atualmente cobertas por trem que levam passageiros, que atravessam estados. Mas o transporte sobre trilhos é realidade em muitos países do mundo, e neste vídeo listamos as 10 rotas de trens maios longa do mundo. A lista usou como base o site Top 10.

10 – Xangai – Lassa

A linha liga as cidades chinesas de Xangai e Lassa, operada pelo modelo T164 da China Railways. O percurso é de 4373 km de comprimento. Um trem sai por dia e demora 48 horas e 56 minutos para ligar as duas pontas, parando em 12 estações no caminho.

9 – Chicago e Los Angeles

São ao todo 4.390 km de trilhos percorridos entre as duas cidades dos Estados Unidos, Chicago e Los Angeles. O trem Texas Eagle 21/22 de serviço da Amtrak Railway corre 3 vezes por semana nesta rota, cobrindo a distância em período resumido a 65 horas e 20 minutos, tendo 40 paradas durante o percurso.

8 – Harbin e Haikou

Os chineses parecem outra vez nesta lista, e o trem diário K1121 da China Railways cobre uma distância de 4.458 km entre as cidades de Harbin e Haikou. O tempo de viagem? 65 horas e 42 minutos, com parada em 52 pontos pelo caminho.

7 – Toronto e Vancouver

Na sétima posição aparece uma linha de trem no Canadá, com uma rota ligando as cidades canadenses de Toronto e Vancouver. A rota de trem de extensão de 4.466 km é atravessada pelo trem 3 vezes na semana. O trajeto todo pode ser feito em 86 horas, ou seja, 3 dias. E realiza 66 paradas no percurso.

6 – Cantão e Urumqi

A terceira rota que corta a China desta lista. O trem que liga Cantão e Urumqi na China, é operada diariamente pela China Railways. O trem cobre uma distância de 4.684 km em totais 49 horas e 34 minutos, parando em 31 estações no percurso.

5 – Xangai e Kuldja

A rota de trem entre Xangai e Kuldja, operado pela China Railways conta com um trem diário. A rota de extensão de 4.742 km é percorrida em 55 horas e 43 minutos, com 32 paradas no caminho.

4 – Cantão para Lassa

A linha que liga Cantão para Lassa tem uma extensão de 4.980 km. O trem diário operado pela China Railways viaja o percurso em 54 horas e 30 minutos, com 10 paradas em sua rota.

3 – Moscou a Pequim via Mongólia

Na terceira posição, uma rota que liga dois países. O trem parte de Moscou na Rússia, rumo a Pequim na China. O traçado desse trem ainda atende a Mongólia.

A ferrovia conta com 7.826 km é servido por um trem semanal que atravessa a distância em 131 horas, que correspondem a cerca de 5 dias, fazendo 33 paradas ao todo.

2 – Moscou a Pequim via Harbin

Essa rota possui a mesma origem/destino da anterior, com diferença que ela atende a cidade chinesa de Harbin. São 8.984 km percorridos em um trem que sai toda a semana e demora 144 horas para cobrir esta distância, ou seja, 6 dias, com 44 paradas no percurso.

1 – Moscou e Vladivostok

A maior rota ferroviária do mundo tem 9.259 km de extensão, entre Moscou e Vladivostok. É operada pela Russian Railways, que funciona em dias alternados e leva 178 horas, que são 7 dias, para chegar ao seu destino, parando em 67 estações no caminho.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus