Foto: Renato Lobo
CPTM Trens Regionais

Governo Doria divulga cronograma de Trem Intercidades e concessão da CPTM

O governo João Doria divulgou nesta quarta-feira, 30 de outubro, o cronograma de implantação do Trem Intercidades, entre São Paulo a Campinas, e as concessões das linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo.

Trem Intercidades

A meta assinar os contratos de obras do trem de médio percurso até janeiro de 2021. O projeto deve ser lançado junto com a concessão da linha 7-rubi, conforme anunciado no Via Trolebus. Ou seja, o mesmo operador vai gerir o trem de média distância e a linha Rubi.

Velocidade do trem

Uma novidade é que os trens poderão trafegar a mais de 120 km/h, em viagens expressas com paradas de 50 km ou 200 km. As composições deverão ainda ter ar-condicionado, Wifi e serviço de bordo.

Concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

A concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM, devem receber as propostas da iniciativa privada até setembro de 2020. Já a publicação do edital deve ocorrer em maio de 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Começou o estilo Geraldo Akcmin de governar, cronogramas e mais cronogramas, promessas vazias, obras so com inicio sem meio e fim, filme velho e batido, quando so se tem interesse em beneficiar empresários da nisso.

  • O que evolui, apenas, é a cara de pau desses políticos tratando de um assunto “PRIORITÁRIO” para nós, que é a malha ferroviária, mas não sai da fase “planejamento” ! Falam de tudo … concessão privativa, incentivos, … e pelo menos 2 cidades com cerca de 100 km da grande metrópole, Campinas e S.J.dos Campos, com enorme necessidade de transporte sem utilizar rodovias entupidas de tráfego, ficam na expectativa ! Agora esse papo de “2021” para iniciar obras ( só pra Campinas ) no quebra-galho da malha existente. Gancho de campanha pra 2022 !

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!