A Empresa de los Ferrocarriles del Estado – Grupo EFE anunciou a compra de seis novos trens de passageiros para substituir o material rodante antigo usado no serviço de longa distância entre a capital chilena, Santiago e Chillán.
Cada composição terá de quatro a cinco carros, com capacidade para pelo menos 250 passageiros. Os trens devem operar em uma ferrovia com bitola de 1 676 mm, sendo tracionadas por eletricidade a 3 kV DC. O Grupo EFE quer ainda que os trens contem com autonomia caso ocorra problemas de energia, sendo que as composições seriam tracionadas por motores a diesel.
A nova frota deve levar usuários a uma velocidade máxima de 160 km/h. Os vagões devem ter instalações para passageiros com mobilidade reduzida, portas USB, wi-fi, CFTV, ar condicionado e assentos reclináveis.
A medida se junta a outras tomadas pelo governo chileno, que incluem melhorias na via, e a redução do tempo de viagem entre as duas cidades.
Recentemente o presidente do Chile, Sebastian Piñera, lançou um novo programa chamado de “Chile On Rails”, com investimentos de US $ 5 bilhões, que inclui 25 projetos e 1 000 novos km de ferrovia.