A primeira audiência pública para concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, hoje geridas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanas – CPTM, deve ocorrer em janeiro, segundo informações do presidente da Companhia, Pedro Moro, em reunião com sites e blogs de mobilidade, na qual o Via Trolebus esteve presente.
O plano anterior era promover a audiência em novembro. Segundo Moro, após a realização do evento, em cerca de 3 a 4 meses, o edital poderá ser publicado.
Concessão “pronta”
O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse na semana passada que as linhas 8 e 9 contam com projetos “prontos para serem licitados”, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico.
O que se sabe sobre a concessão de linhas da CPTM?
1 – Linhas 8 e 9 serão concedidas primeiro
Segundo declarações do presidente da CPTM, Pedro Moro, durante entrega de uma locomotiva reformada no Abrigo da Lapa, as primeiras linhas a serem concedidas são a 8-Diamante e 9-Esmeralda.
2 – Linha 7 será concedida junto com o Trem Intercidades
A concessão da Linha 7 está atrelada ao projeto de Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas. Ou seja, o operador deverá gerir o trem de médio percurso e o trem metropolitano da Linha 7
3 – Programa de Demissão Voluntária em curso é falsa
Surgiu uma informação nas rede sociais que a CPTM já teria iniciado o PDV. Mas é mentira, de acordo com Pedro Moro. Isso não significa que ele não vá ocorrer. Mas é previsto apenas quando a concessão estiver em curso ou em vias de implementação.
4 – Operador deve herdar a frota da CPTM
O futuro operador das linhas 8 e 9 deve herdar os trens que operam hoje nas ferroviais.
5 – Operador terá que reformar estações e atualizar sistema de sinalização
Existe uma informação não confirmada de que o futuro operador deverá reformar estações e atualizar o sistema de sinalização.
6 – Mais passageiros
De acordo com a publicação, o número de passageiros diários da Linha 8 é de 478.700 passageiros por dia, o que deverá aumentar para 530.000 até 2020. Na Linha 9, o número de passageiros também deve aumentar, o que inclui o tráfego gerado pela extensão de 4,5 km para Varginha.
7 – Audiências públicas
A operadora está concluindo o estudo de modelagem econômica das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e nos próximos meses devem ser realizadas audiências públicas, processo obrigatório para a explicar o modelo de concessão.