Ônibus

Alstom testa carregamento de ônibus elétrico no solo

A Alstom apresentou no último dia 25 de setembro em Málaga, Espanha, um novo sistema de recarga terrestre – SRS dedicada a ônibus elétricos. Tecnologia similar é usado em Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT de Nice, na França, Dubai nos Emirados Árabes e no Rio de Janeiro.

A estréia, como parte do projeto piloto chamado de Paloma, atualmente em andamento na cidade do sul da Espanha, conta com um protótipo de SRS para ônibus elétricos operando em um ponto de ônibus em frente à Escola de Engenharia Industrial da Universidade de Málaga.

O sistema é equipado com um carregador de 200kW e está associado a um e-bus Linkker de doze metros, rodando na Linha de Ônibus 1, operada pela EMT, a operadora de transporte local.

O Paloma (Protótipo para operação alternativa de ativos de mobilidade) é um projeto piloto co-financiado pela União Européia por meio da ferramenta de financiamento do Desenvolvimento Regional Europeu. A Alstom está liderando um consórcio com os parceiros Endesa, um fornecedor espanhol de serviços públicos, e a Mansel, empreiteira de eletrificação.

O objetivo é criar o primeiro protótipo operacional do mundo de um sistema automático de carregamento rápido no nível do solo para um barramento 100% elétrico.

“Esta instalação do SRS para ônibus eletrônicos é um passo importante para a Alstom e a cidade de Málaga, levando-nos um passo adiante na direção de uma mobilidade urbana totalmente sustentável. Estamos orgulhosos do que foi alcançado em colaboração com nossos parceiros do consórcio Endesa e Mansel e, claro, com o apoio da cidade de Málaga e da EMT Málaga, que agora são pioneiras. O projeto na Espanha mostra um caminho a seguir para o bom funcionamento das enormes frotas de ônibus elétricos que veremos nos próximos anos em toda a Europa ”, disse Eric Marie, vice-presidente de sistemas e infraestrutura da Alstom.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus