Metrô

Londrina tem estudos para implantação de um Metrô com tecnologia maglev

A cidade de Londrina, município brasileiro localizado no estado do Paraná, na Região Sul do Brasil, distando 381 km da capital paranaense, estuda a implantação de sua primeira linha de Metrô, com tecnologia Maglev.

Um grupo de estudiosos formados por representantes da Universidade Estadual de Londrina e Prefeitura de Londrina, começou a estudar o novo eixo de transporte que também atenderia as cidades de Ibiporã e Cambé. O investimento, segundo o estudo, seria de cerca de R$ 2 bilhões para implantar o meio de locomoção.

Segundo uma reportagem do jornal local TEM, a linha teria 12,7 quilômetros, divididos em 11 estações, ligando o Parque de Exposições Ney Braga até a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A Prefeitura de Londrina disse ao site que junto ao estudo urbanístico, está a previsão de viabilidade econômica para implantação do projeto. Uma das medidas seria a parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Maglev

Maglev (em inglês: Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É amigos… Estudos…
    O trem inter cidades de São Paulo está em estudos há quantos anos mesmo??? Estou com mais de sessenta anos e ouço falar dele e suas promessas desde meus 11 anos de idade.
    Um dia, quem sabe, este País dará certo pois, hoje, valem mais as cargas que as pessoas.
    Abraços.

Publicidade

Assuntos

Anúncios