Ônibus

Cidade francesa ganha frota de ônibus elétricos biarticulados

A cidade francesa de Nantes iniciou a operação com ônibus elétricos biarticulados, chamado e-busway. Os veículos foram fabricados pela HESS e possuem sistema de recarga ABB TOSA. A nova frota conta com 22 novos ônibus elétricos de 24 metros de comprimento.

e-busway en essai.
Avenue Carnot.

A recarga ocorre através de um sistema instalado nos dois terminais e em duas estações intermediárias através de um pantógrafo convertido. As baterias são carregadas em 20 segundos enquanto os passageiros estão embarcando e desembarcando. Leva menos de um segundo para conectar o equipamento ao ponto de carregamento, tornando-o a tecnologia de conexão mais rápida do mundo.

présentation de l’ e-busway SEMITAN TAN, transport en commun

Uma carga adicional de 1 a 5 minutos é feita no terminal e permite uma recarga completa das baterias. A tecnologia de carregamento é fornecida pela ABB, que faz parte da sua solução TOSA (Trolleybus Optimization Système Alimentation), que está em operação em Genebra (Suíça) desde 2013.

O e-busway é o primeiro projeto desse tipo na Europa. O orçamento geral de implementação é de 52,9 milhões de euros, incluindo a aquisição dos 20 veículos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!