A cidade francesa de Nantes iniciou a operação com ônibus elétricos biarticulados, chamado e-busway. Os veículos foram fabricados pela HESS e possuem sistema de recarga ABB TOSA. A nova frota conta com 22 novos ônibus elétricos de 24 metros de comprimento.
A recarga ocorre através de um sistema instalado nos dois terminais e em duas estações intermediárias através de um pantógrafo convertido. As baterias são carregadas em 20 segundos enquanto os passageiros estão embarcando e desembarcando. Leva menos de um segundo para conectar o equipamento ao ponto de carregamento, tornando-o a tecnologia de conexão mais rápida do mundo.
Uma carga adicional de 1 a 5 minutos é feita no terminal e permite uma recarga completa das baterias. A tecnologia de carregamento é fornecida pela ABB, que faz parte da sua solução TOSA (Trolleybus Optimization Système Alimentation), que está em operação em Genebra (Suíça) desde 2013.
O e-busway é o primeiro projeto desse tipo na Europa. O orçamento geral de implementação é de 52,9 milhões de euros, incluindo a aquisição dos 20 veículos.
1 comentário