O sistema de Trem de Buenos Aires começou a ser testado em uma nova via elevada de cerca de 5,6 km de extensão, que faz parte da ligação Belgrano Sul, que inclui uma nova estação em Sáenz.
O novo eixo suprimiu oito passagens de níveis e segundo o Ministério dos Transportes, beneficiarão até 400.000 pessoas por dia, incluindo passageiros de trem e ônibus, motoristas e pedestres. Sem precisar cruzar ruas, o trem poderá ficar até 22 minutos mais rápido por hora com o novo elevado.
O projeto é parte dos trabalhos para ampliar a linha Belgrano Sul de sua estação temporária em Sáenz, passando pela antiga estação terminal de Buenos Aires até a parada terminal existente da Constituição Roca Line Plaza.
O eixo ferroviário transporta cerca de 65.000 passageiros por dia em duas rotas, uma delas de Sáenz para González Catán e Marinos del Crucero General Belgrano, além de um ramal entre Puente Alsina para Aldo Bonzi.
Todas essas iniciativas fazem parte do Plano de Obras Abrangente para a Rede Metropolitana de Trens, que está sendo executado pelo Ministério dos Transportes, e também abrangem a instalação do sistema de frenagem automática em todas as linhas, eletrificação, novos viadutos, estações, sistemas de comunicação e sinalização, sistemas elétricos, e incorporação de novos trens.