CPTM

O que se sabe sobre a concessão das linhas da CPTM

Listamos as principais informações que se tem até agora sobre a concessão de linhas da CPTM

1 – Linhas 8 e 9 serão concedidas primeiro

Segundo declarações do presidente da CPTM, Pedro Moro, durante entrega de uma locomotiva reformada no Abrigo da Lapa, as primeiras linhas a serem concedidas são a 8-Diamante e 9-Esmeralda.

2 – Linha 7 será concedida junto com o Trem Intercidades

A concessão da Linha 7 está atrelada ao projeto de Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas. Ou seja, o operador deverá gerir o trem de médio percurso e o trem metropolitano da Linha 7

3 – Programa de Demissão Voluntária em curso é falsa

Surgiu uma informação nas rede sociais que a CPTM já teria iniciado o PDV. Mas é mentira, de acordo com Pedro Moro. Isso não significa que ele não vá ocorrer. Mas é previsto apenas quando a concessão estiver em curso ou em vias de implementação.

4 – Operador deve herdar a frota da CPTM

O futuro operador das linhas 8 e 9 deve herdar os trens que operam hoje nas ferroviais.

5 – Operador terá que reformar estações e atualizar sistema de sinalização

Existe uma informação não confirmada de que o futuro operador deverá reformar estações e atualizar o sistema de sinalização.

6 – Mais passageiros

De acordo com a publicação, o número de passageiros diários da Linha 8 é de 478.700 passageiros por dia, o que deverá aumentar para 530.000 até 2020. Na Linha 9, o número de passageiros também deve aumentar, o que inclui o tráfego gerado pela extensão de 4,5 km para Varginha.

7 – Audiências públicas

A operadora está concluindo o estudo de modelagem econômica das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e nos próximos meses devem ser realizadas audiências públicas, processo obrigatório para a explicar o modelo de concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!