Metrô SP Agora

Linha 3-Vermelha do Metrô de SP terá maior intervalo neste domingo (11)

Seguindo os trabalhos de implantação do novo sistema de sinalização, o Metrô de São Paulo deve alterar neste domingo, 11 de agosto, a operação na Linha 3-Vermelha, que liga as estações Corinthians – Itaquera e Palmeiras – Barra Funda.

Segundo a operadora, durante todo o dia para que sejam realizados os serviços programados, a circulação dos trens ocorrerá por uma única via (singela), entre as estações Carrão e Tatuapé. As composições então devem circular com velocidade reduzida em toda linha e maior tempo de parada nas estações.

O sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, é uma tecnologia de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Então, a posição exata de um comboio numa linha é conhecida com maior precisão que nos sistemas de controle tradicionais e, com isso, dita gestão do tráfego ferroviário se leva a cabo de uma forma mais eficiente e segura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus