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CPTM

CPTM licita dormentes de madeira para suas ferrovias

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve adquirir novos dormentes de madeira com “tratamento preservativo“, diz uma publicação no Diário Oficial do estado desta sexta-feira, 23 de agosto de 2019.

Segundo o texto, as propostas poderão ser enviadas a partir do dia 26 de agosto. “A Sessão Pública de processamento do Pregão Eletrônico será realizada por intermédio do Sistema Pregão Eletrônico de Contratação”, diz o texto.

Estas peças que ficam atravessadas na via férrea, desempenham a função de suporte e transmissão dos esforços ao balastro ou lastro, e de garantir a bitola da via, mantendo a distância entre os trilhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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    • Mais ou menos, os especialistas dizem que em vias com o leito antigo e sem a infra subterrânea adequada, os dormentes de concreto quebram com mais facilidade, enquanto que os de madeira são mais maleáveis a sensibilidade do terreno.

      Linhas novas de trens dos últimos 40 anos passam por todo um tratamento abaixo do leito antes de construir os trilhos em cima para evitar esses desgastes precoces, mas como a CPTM não pode interromper por muito tempo suas operações e essa infra abaixo dos trilhos já é centenária, ela acaba adotando soluções menos adequadas, porém de melhor manutenção em certos trechos da sua rede.

  • Se os dormentes de madeira são melhores para as linhas da CPTM, porque existe tanto dormente de concreto empilhado na estação de Osasco, depois da estação Engenheiro Goulart, sentido Tatuapé e antes de chegar na Vila Mara/Jardim Helena. Parece que dinheiro dá em árvore né? Porque vocês não investigam isso. Dinheiro público jogado fora.

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