Conhecendo o simulador de VLT da Baixada Santista

YouTube video

Com operação comercial iniciada em 2016, o VLT da Baixada Santista interliga 2 municípios: Santos e São Vicente. Desde junho do mesmo ano, o sistema é operado pelo Consórcio BR Mobilidade.

Atualmente o bonde moderno transporta uma média de 27.500 passageiros dia, entre trabalhadores e estudantes, que usam o moderno meio de transporte como meio de locomoção.

Cada VLT possui capacidade de transporte de 400 usuários, o que de certa maneira exige responsabilidade do operador, que conduz o trem e seus sistemas, Transportar os passageiros além de uma outra questão importante: Por estar instalada em uma área urbana extremamente povoada, é comum interferências na operação, o que exige maior atenção do condutor.

Comum em países da Europa, o VLT é novidade no Brasil, e o sistema da baixada santista foi o primeiro em nosso país. Isso significa que nem todos os munícipes estão acostumados com os trens leves.

Por isso a importância da formação dos condutores, e a BR Mobilidade adquiriu um simulador de VLT, produzido pela empresa Lander, produzido na Espanha.

Durante as simulações, é reproduzido condições reais da operação, como condições climáticas, interferência na via e eventuais problemas técnicos na composição, de modo em que o operador possa entender os imprevistos e tomar as melhores decisões.

Enquanto um operador vivência a simulação com o apoio de um instrutor, outros cinco condutores assistem a simulação, e interagem com o instrutor. Importante dizer que faz parte do simulador, um posto específico para aplicação e avaliação do treinamento por parte do avaliador.

O objetivo do simulador da Lander, além de formar condutores é reproduzir um reflexo real do trajeto do sistema.

Além de ajudar na formação e manter e conhecimento vivo do operador, a presença de um sumidor dispensam a necessidade de alocar um trem para as simulações. Afinal, quanto custa um trem parado para ser utilizado em treinamento?

Não é raro recebermos notícias sobre colisões dos VLTs com outros veículos. Os simuladores recriam estes cenários, para que os condutores desenvolvam habilidades defensivas na operação do sistema.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus