Expresso Linha 10 - Foto: Renato Lobo
CPTM

Trens da série 3000 da CPTM são vistos com mais frequência na Linha 10-Turquesa

Pouco visto em operações nos últimos meses, os trens da série 3000 passaram a operar com maior frequência na Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra], da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Das cinco composições pertencente a operadora, três delas estão prestando serviços, ou pelo menos revesadas para transportar passageiros.

Foto: Renato Lobo

Os comboios foram adquiridos pela CPTM por meio de uma licitação internacional iniciada em 1994. Financiada pelo BID, foram adquiridos uma frota de 10 trens unidade elétricos de 4 carros. O contrato foi vencido pelas empresas Siemens AG/Simmering-Graz-Pauker (SGP) e Mitsui.

Por problemas econômicos de governo paulista, o contrato acabou sendo congelado, e foi retomado em 4 de julho de 1997, por US$ 70 milhões, prevendo-se a entrega dos trens em 36 meses.

Todas as 5 unidades de oito carro prestaram serviços na Linha 9-Esmeralda, 7-Rubi, e em outubro de 2016, uma unidade passou a fazer testes na Linha 10-Turquesa, que depois passaria a fazer parte da operação na ferrovia que corta o ABC Paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus