Pouco visto em operações nos últimos meses, os trens da série 3000 passaram a operar com maior frequência na Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra], da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Das cinco composições pertencente a operadora, três delas estão prestando serviços, ou pelo menos revesadas para transportar passageiros.

Os comboios foram adquiridos pela CPTM por meio de uma licitação internacional iniciada em 1994. Financiada pelo BID, foram adquiridos uma frota de 10 trens unidade elétricos de 4 carros. O contrato foi vencido pelas empresas Siemens AG/Simmering-Graz-Pauker (SGP) e Mitsui.
Por problemas econômicos de governo paulista, o contrato acabou sendo congelado, e foi retomado em 4 de julho de 1997, por US$ 70 milhões, prevendo-se a entrega dos trens em 36 meses.
Todas as 5 unidades de oito carro prestaram serviços na Linha 9-Esmeralda, 7-Rubi, e em outubro de 2016, uma unidade passou a fazer testes na Linha 10-Turquesa, que depois passaria a fazer parte da operação na ferrovia que corta o ABC Paulista.