Durante uma coletiva de imprensa, representantes do governo do estado ao informarem o deslocamento de trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, disseram que as composições da série 2100 seriam baixadas.
Os antigos comboios da década de 70, no entanto, não saíram totalmente de cena. Nesta quarta-feira, 17 de julho, um modelo da série prestou serviços na ferrovia que liga o Brás até Rio Grande da Serra. No vídeo abaixo do canal The RailWay, uma composição da série opera no looping operacional entre o centro da capital e Mauá:
2100 na Linha 8
A CPTM estaria estudando a realocação de trens da série 2100 para rodar na extensão da Linha 8-Diamante, entre as estações Itapevi e Amador Bueno. A informação é da página Paparazzi Ferroviário, no Facebook.
A publicação da conta de que foram imobilizados 2 trens série 5400, a antiga série 5000. Eram 4 composições, e agora apenas duas estão disponíveis. A extensão operacional conta com 6,33 km, e o intervalo é entre 15 a 30 minutos.
Se a operadora levar de fato os trens da série 2100 para a Linha 8, todas as suas 7 linhas passarão a contar com trens com ar condicionado.