Metrô SP

Secretário fala em retomar obras da Linha 6-Laranja do Metrô com recursos do estado

Paradas há 2,5 anos, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô poderão ser retomadas inicialmente com recursos do estado, de acordo com uma entrevista do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, ao site Poder 360.

Perguntado sobre o interesse do setor privado em tocar as construções, Baldy diz que o processo poderá ser inciado pelo Metrô, e depois concedido.

“Nesse caso específico, estamos buscando a solução viável, que seja a mais rápida para retomar essa obra e gerar 6.000 empregos diretos que estão nos canteiros, com quase 15% das obras realizadas. Temos R$ 1,7 bilhão disponíveis para a obra. Somos capazes de retomá-la de imediato e dar fluxo de alguns meses para licitar novamente sua venda.”, disse o secretário.

Baldy falou ainda que no segundo semestre de 2019 deverá ter uma solução para a linha que ligará a Brasilândia até a estação São Joaquim.

“É a maior obra de infraestrutura do Brasil e a maior PPP do mundo. São aproximadamente R$ 12 bilhões em investimentos. Está paralisada há 2 anos e meio. Nosso objetivo é, no segundo semestre deste ano, retomá-la. Não é fácil. É uma PPP em que a parte privada, o consórcio Move São Paulo, é formado por empresas que tiveram problema com a Lava Jato, com acesso ao crédito. Temos a opção de desapropriar a Linha 6 e retomar a obra pelo Estado; podemos comprar a linha a preço simbólico e retomar a obra pelo Estado ou temos a possibilidade de buscar investidores internacionais, que é nosso foco maior.”, contou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus