O projeto de trem intercidades entre São Paulo e Americana, passando por Campinas, é considerado uma das meninas dos olhos de um programa de concessões e parcerias para tentar atrair até R$ 37,6 bilhões em investimentos privados ao estado, segundo reportagem da Folha de São Paulo.
Formatado desde o início do ano, o programa foca na busca de parceiros internacionais. Em agosto, o governador João Doria (PSDB) irá à China abrir o primeiro escritório comercial do estado no exterior com um portfólio de 21 projetos a tiracolo -16 concessões e 5 PPPs.
“Nossa preocupação maior é com o investimento, não tanto com outorgas fixas, que é uma característica dos programas anteriores. Queremos tocar os projetos em dois anos, enquanto os 20 anos anteriores somaram 40 iniciativas”, afirma o presidente da agência de investimentos do estado, a InvestSP, Wilson Mello.
A previsão é que a primeira linha de passageiros de média distância tenha 135 km. Deve transportar até 470 mil passageiros por dia em alguns de seus trechos, o que o faz ser bastante atrativo.