Ônibus

Solaris vai fornecer 130 ônibus elétricos articulados para Varsóvia

A operadora de ônibus Miejskie Zakłady Autobusowe w Warszawie (MZA), de Varsóvia, adquiriu 130 ônibus elétricos, ao custo de cerca de 92 milhões de euros. Trata-se de uma das maiores aquisições de veículos de emissão zero na Europa, e os veículos articulados serão produzidos pela Solaris. O modelo será o Urbino 18 electric, e deverá ser entregue em 2020 na capital da Polônia.

A fabricante já forneceu até agora veículos elétricos para 60 cidades em 17 países desde 2011. A aquisição dos 130 ônibus é financiada por fundos europeus e de investimentos em e-mobilidade no continente.

Os 130 Urbinos articulados serão equipados com baterias Solaris High Power com capacidade de 150 kWh, com uma garantia de sete anos, de acordo com as exigências da entidade adjudicante. A energia elétrica nessas baterias será recarregada por meio de estações de carregamento na garagem do tipo plug-in e por meio de pantógrafos.

O ônibus contará com dois soquetes de carregamento: um acima do arco da roda direita e o outro colocado atrás da última porta, enquanto o pantógrafo será montado no teto. Com mais de 400 kW de potência, as estações de carga rápida serão implantadas em vários pontos da cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus