Com a notícia de que a prefeitura de São Paulo poderia retirar cobradores dos ônibus, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – Sindmotoristas iniciou uma campanha contra o que seria a demissão dos colaboradores em suas redes sociais:
Entenda o caso
Um comunicado da SPTrans aos operadores sugeriu testes com ônibus sem cobradores na cidade de São Paulo. A circular sugere que os operadores adquiram ônibus do tipo “padron” e “básico” com layout interno sem o posto do cobrador. O sistema já conta com veículos sem os profissionais em linhas do chamado sistema local.
Apesar da maioria dos pagamentos ser por meio do bilhete único (95%), não há qualquer comunicado oficial por parte da prefeitura em que se prevê a extinção do cargo. No entanto, o supostos comunicado foi recebido com temor por movimentos sociais e entidades ligadas aos cobradores.
O que diz a prefeitura?
“A SPTrans esclarece que não há nenhum plano de demissão dos profissionais que exercem a função de cobrador. Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas no transporte coletivo, esses profissionais já passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados pelo sistema em outras atividades como: fiscalização, manutenção, administração entre outras.
A reciclagem dos cobradores ocorre de maneira natural nas empresas já que atualmente, em todo sistema, apenas 5% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro.
Vale destacar que a carta Circular DO 005/2019 enviada para as empresas de ônibus se refere ao layout interno dos futuros ônibus padron, que passarem a ser adquiridos pelas empresas. Desde 2014, os veículos do Subsistema Local, cerca de 6 mil carros, já circulam sem cobrador.”, diz nota da gerenciadora do transporte ao Via Trolebus.
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