Um projeto de lei em pauta na Assembleia legislativa do Estado de São Paulo prevê a concessão das linhas do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
O PL 777 de 2019 que ainda está em discussão e requer aprovações, “autoriza o Poder Executivo a outorgar a concessão das linhas metroviárias da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e ferroviárias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM”. É de autoria de Douglas Garcia (PSL).
Apesar da iniciativa, o governo estadual ainda não divulgou que pretende repassar as linhas para a iniciativa privada em sua totalidade. Está em análise as concessões das linhas 7-Rubi, junto com o Trem Intercidades até Campinas, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Já a Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente) vê com extrema preocupação a iniciativa, segundo artigo publicado no “Porto Gente“.
“Depois de longos anos de experiências boas e ruins de privatizações, hoje a sociedade tem condições de olhar com ressalvas para os processos de transferência de serviços essenciais à iniciativa privada, afinal, privatizações mal feitas podem resultar na piora considerável de serviços que hoje já são ruins”, afirma o presidente da FerroFrente, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves.
1 comentário