Ônibus

Ônibus elétricos em Londres “silenciosos demais” causam debate

A adoção de ônibus elétricos no transporte coletivo em meios urbanos é cada vez maior. Os veículos podem ser fortes aliados na redução de níveis de poluição atmosférica e sonora, mas este último item pode ocasionar em uma outra questão: o passageiro pode não perceber a aproximação dos veículos.

A Transport for London – TfL, órgão responsável do governo local pelo sistema de transporte na Grande Londres, encomendou à Aecom um ruído reconhecível que ajudará a alertar pedestres e ciclistas para a presença de veículos que podem ser perigosamente silenciosos.

Os primeiros ônibus elétricos de Londres devem estar equipados com o som ainda neste ano e espera-se que outras partes do país sigam a tendência.

A escolha, no entanto, do ruído de alerta tem provocado discussões na comunidade local. A partir de 1 de Julho, uma determinação da União Européia determina que todos os novos modelos de veículos eléctricos deverão emitir um ruído, conhecido como sistema de alerta de veículos acústicos (Avas). Os veículos elétricos existentes precisarão ser adaptados com o som de julho de 2021.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus