A autoridade metropolitana de Buenos Aires lançou um concurso para escolher uma empresa ou consórcio para desenvolver o projeto e as especificações técnicas para a nova linha F do metrô, que ligará os distritos de Palermo, no norte, e Barracas, no sul.
Nos três primeiros meses do contrato, o consultor deve analisar o projeto da linha, incluindo o layout, a acessibilidade, os sistemas de circulação e evacuação e as possíveis alternativas. Terá então seis meses para desenvolver as propostas para o novo ramal, como sistemas de energia, sinalização, comunicações e material rodante.
O novo eixo metroviário terá 12 quilômetros de extensão, e oito das 13 estações serão interligadas com outras linhas, incluindo duas conexões com a rede ferroviária suburbana de Constitución e Palermo.
Será usada para a construção o sistema Tunnel Boring Machines (TBM), a primeira vez que a tecnologia será aplicada para a construção do metrô na Argentina.
É previsto o transporte de 600.000 passageiros por dia, e os trens e sistemas serão totalmente automatizados com portas de plataforma. Duas estações serão elevadas e outras 11 no subsolo.
A construção deve custar em torno de US $ 2 bilhões, e várias fontes de financiamento estão sendo avaliadas atualmente.