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Metrô

Metrô de Buenos Aires deve ganhar a Linha F que será automatizada

A autoridade metropolitana de Buenos Aires lançou um concurso para escolher uma empresa ou consórcio para desenvolver o projeto e as especificações técnicas para a nova linha F do metrô, que ligará os distritos de Palermo, no norte, e Barracas, no sul.

Nos três primeiros meses do contrato, o consultor deve analisar o projeto da linha, incluindo o layout, a acessibilidade, os sistemas de circulação e evacuação e as possíveis alternativas. Terá então seis meses para desenvolver as propostas para o novo ramal, como sistemas de energia, sinalização, comunicações e material rodante.

O novo eixo metroviário terá 12 quilômetros de extensão, e oito das 13 estações serão interligadas com outras linhas, incluindo duas conexões com a rede ferroviária suburbana de Constitución e Palermo.

Será usada para a construção o sistema Tunnel Boring Machines (TBM), a primeira vez que a tecnologia será aplicada para a construção do metrô na Argentina.

É previsto o transporte de 600.000 passageiros por dia, e os trens e sistemas serão totalmente automatizados com portas de plataforma. Duas estações serão elevadas e outras 11 no subsolo.

A construção deve custar em torno de US $ 2 bilhões, e várias fontes de financiamento estão sendo avaliadas atualmente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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