Foto: Renato Lobo
CPTM

Linhas 10 e 11 da CPTM devem ser as primeiras a ter novo sistema de sinalização

As Linhas 10-Turquesa e 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, devem ser as primeiras a receber um novo sistema de sinalização, o CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”.

A informação é do presidente da empresa, Pedro Moro, em um encontro com sites e blogs que cobrem o tema da mobilidade.

O processo de mudança da tecnologia que controla os trens deve ser retomado ainda este ano, e a linha que liga o Brás até Rio Grande da Serra deve ser a primeira a receber a nova funcionalidade. A linha 10 deve receber ainda boa parte de novos trens que serão comprados ainda neste ano. Na sequencia será a vez do Expresso Leste.

O objetivo é reduzir o intervalo entre as composições para 3 minutos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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  • Excelente noticia
    Lembrando que a linha é compartilhada com a MRS e isso pode gerar um incoveniente para os planos do governo pois as locomotivas tem. Um desempenho muito diferente dos trens urbanos mas o CBTC é muito bem vindo.

  • Creio que a população do ABC deveria estar mais preocupada em reivindicar a volta da Linha-10 Turquesa para a Estação da Luz de onde nunca deveria ter saído, com a reforma das Estações Mooca, e criação da Estação Bom Retiro que economicamente é mais fácil de se realizar, e beneficiaria um nº maior de usuários inclusive de outras linhas.

    Causa-me estranheza e perplexidade as incursões de Dória e agora este Rodrigo Garcia pelo ABC, a caça de apoios com mais um festival de promessas pré-eleitorais que não cumpridas, lembrando que o PSDB está no poder em SP á no mínimo 25 anos, e é o partido destes atuais prefeitos que aparecem em foto recente, durante este período desde a criação da CPTM, a região só teve perdas, como:

    Desativação da estação Pirelli, Fim dos trens regulares para Santos, para Paranapiacaba, para Francisco Morato, Barra Funda, trem expresso Mauá Luz, transbordo obrigatório no Brás com as linhas lotadas da CPTM.

    Como pode alguém afirmar que a solução para especificação do modal para a Linha 18-Bronze seria técnica sabendo que o local previsto para seu trajeto é um fundo de vale, sujeitos a enchentes frequentes como o córrego dos Meninos / Rio Tamanduateí em março deste ano.

    Mais algumas inumeráveis promessas não cumpridas; Linha 14-Onix, Santo André Guarulhos (Cumbica), e este Aerotrem transformado em BRT da Linha 18-Bronze, e agora mais esta Linha 20-Rosa Rudge Ramos Lapa, implantação do CTBC, um sistema que permite diminuir a frequência e aumentar a segurança na Linha 10–Turquesa, o qual está encaixotado nos galpões da CPTM há quase dez anos. Digo que é necessário retomar isso não só pela qualidade do sistema uma vez que os trens espanhóis que eram os mais antigos do sistema já foram substituídos por mais modernos.

    Consta do próprio blog da CPTM (Já do ano de 2013) de que a linha 10-Turquesa que hoje está subutilizada, pois é a única que possui três linhas, algo que nenhuma outra tem e possuía mais passageiros, mesmo ainda não tendo entrado em operação os monotrilhos da Linha 18-Bronze, e Linha 15-Prata operando parcialmente, e com a Estação do Ipiranga próxima a receber como terminais as Linhas 2-Verde , e 15-Prata.

    Agora para tentar remediar transferiram alguns trens “novos” de 10 anos de uso, cujas carruagens possuem um vão superior com relação ás plataformas, para dar uma justificativa para aqueles prefeitos e vereadores bajuladores tirarem uma fotografia junto ao governador sorrindo para tentar iludir novamente os eleitores incautos para as próximas eleições!!!

    Com uma possível volta da ligação Campinas, Jundiaí, Francisco Morato até S.Paulo, com os trens suburbanos, o local ideal para instalação da nova estação terminal S.Paulo dos passageiros procedentes da linha 7-Rubi, seria entre a estação da Luz e a estação Júlio Prestes (antiga Sorocabana) da CPTM, no local do antigo moinho que foi transformado em favela (Bom Retiro) e parcialmente demolido recentemente após incêndio, e que possui grande facilidade de infra estrutura pois os trilhos de ambas estações passam paralelas e a modificações poderiam ser feitas com baixo custo, e são tecnicamente possíveis.

    Que incentivo é este ao uso de transporte público em que se tem de fazer múltiplas baldeações, assim como hoje esta acontecendo com os ônibus procedentes do ABC que tem que fazer no terminal Sacomã, assim como o fim dos trens regulares para a Luz para prosseguir até o centro de S.P !?

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