Durante coletiva de imprensa da entrada dos trens da série 7000 na Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, o vice-governador Rodrigo Garcia disse que o estado deve investir R$ 20 milhões na contratação do projeto funcional da Linha 20-Rosa do Metrô.
O novo eixo metroviário é previsto para ligar São Bernardo do Campo até a Lapa, na zona oeste de São Paulo. “É uma linha importante, integradora, que ela vai passar aqui pela capital, pela Faria Lima, Berrini, desembocando em São Bernardo do Campo”, disse o vice-governador. Segundo Rodrigo Garcia, os estudos devem viabilizar uma Parceria Público Privada – PPP para viabilizar o projeto.
Desenho atualizado
Perguntado sobre o traçado da Linha, Garcia disse que o trajeto será atualizado, com base nos estudos contratados.
Anúncio na década passada
O novo eixo metroviário já consta em futuros projetos do Metrô há pelo menos 10 anos. A Linha 20 consiste em uma eixo ligando a Lapa até Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, passando por diversas estações de integração com as Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 19 – Celeste e 22 – Bordô, e 1-Azul, além de conexões com as linhas 7 – Rubi e 8 – Diamante da CPTM.
Em 2011, o governo do estado esperava utilizar R$ 2 bilhões para investir na linha segundo recurso de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima. Mas de lá para cá pouca coisa saiu do papel.