A quantidade de integração do vale-transporte em São Paulo poderá voltar a quatro embarques a partir da próxima segunda-feira, 10 de junho, segundo apuração do Via Trolebus. A São Paulo Transporte – SPTrans ainda não se pronunciou oficialmente.
O valor da passagem do vale-transporte também pode voltar no dia ao valor de R$4,30. A informação foi postada no site da Sodexo, empresa que comercializa benefícios.
A mudança acata uma decisão judicial. A juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, determinou a medida contrariando decisão da gestão Bruno Covas, que limitou o VT para dois embarques e aumentou o valor do meio de pagamento.
A ação foi movida pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pela Defensoria Pública de São Paulo, por meio de seus Núcleos Especializados de Defesa do Consumidor e de Habitação e Urbanismo, e beneficia toda a população que se utiliza do Vale Transporte na cidade. A decisão é liminar e ainda cabe recurso.
A partir de 1º de março, a forma de pagamento foi reduzida para dois embarques por viagem no período de três horas. A mudança foi publicada em um decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).
Na época, a SPTrans informou que “essa é uma medida para equilibrar o sistema sem onerar os demais passageiros. Neste ano, o Vale-Transporte deixou de ser subsidiado pelos impostos municipais pagos pela população e o valor será utilizado para custear o sistema de transporte por ônibus da cidade.”.