Foto: Site "A Ferrovia Paulista"
CPTM

Trens de Araraquara podem ser usados para expresso turístico entre SP e Santos

Com estudos em andamento sobre um trem de passageiros turístico entre São Paulo e Santos, vagões de aço inoxidável podem ser usados para a nova linha do Expresso Turístico, de acordo com publicação do site “A Cidade On“. Os carros foram construídos na década de 1960 e usados na antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA).

A Estrada de Ferro Araraquara foi uma companhia ferroviária, inicialmente privada que seria estatizada posteriormente pelo estado de São Paulo. Permaneceu em atividade de novembro de 1896 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à FEPASA – Ferrovia Paulista S/A.

Trem Intercidades

Na semana passada um trem do Expresso Turístico desceu a serra vindo da malha da CPTM rumo à Baixada Santista. Em uma resposta ao site Metrô/CPTM, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM disse que o objetivo da viagem seria “analisar tecnicamente as condições das vias, embasando estudos que estão sendo realizados para a implantação do Trem InterCidades São Paulo-Santos”. A pasta no entanto, disse ao site que não havia previsão de implantação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus