A Scania apresentou um novo conceito de ônibus elétrico durante uma feita do setor ocorrida nesta semana. O veículo de condução autônoma foi projetado para futuras necessidades de mobilidade urbana.
“O NXT é uma visão do futuro para o transporte nas cidades. Várias dessas tecnologias ainda precisam amadurecer completamente, mas para nós é importante construir um veículo conceitual para demonstrar visualmente e tecnicamente as idéias sobre o que está ao nosso alcance ”, diz o Presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.
Com previsão de operação para a próxima década, o veículo poderá desempenhar diversas funções nas cidades. “O NXT é projetado para 2030, incorporando vários recursos de ponta que já estão disponíveis. No NXT, os módulos de acionamento dianteiro e traseiro podem ser montados em um corpo de ônibus, um corpo de caminhão de distribuição ou um coletor de lixo.”, afirmou.
O módulo de ônibus de oito metros de comprimento é construído como uma unidade composta, reduzindo substancialmente o peso. As baterias de células cilíndricas são colocadas sob o piso, utilizando assim um espaço morto, além de contribuir para uma melhor distribuição de peso, ou seja, o veículo acaba pesando menos de oito toneladas.
As baterias devem dar autonomia de 245 quilômetros. “Estamos agora dando um salto gigantesco para o futuro. Este veículo fornecerá dados tangíveis inestimáveis em nosso desenvolvimento contínuo de veículos autônomos eletrificados.”, contou Henrik Henriksson.