Foto: Renato Lobo
SPTrans

Prefeitura de SP não soube explicar como cobradores serão reaproveitados, diz Sindmotoristas

Após a divulgação de um documento onde a SPTrans teria solicitado às empresas de ônibus, veículos com layout interno sem os cobradores, uma reunião foi realizada entre representantes do Sindmotoristas, que representa os motoristas de ônibus, o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente do SPUrbanuss, Francisco Christovan.

O representante da prefeitura disse que serão mantidos os postos de trabalho dos cobradores. No entanto, segundo o sindicato, “não soube explicar como os cobradores serão aproveitados no sistema.“, diz nota da entidade trabalhista em seu site.

As partes concordaram com a criação de uma comissão tripartite para aprofundar a discussão sobre o emprego dos condutores.

O que diz a SPTrans?

“A SPTrans esclarece que não há nenhum plano de demissão dos profissionais que exercem a função de cobrador. Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas no transporte coletivo, esses profissionais já passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados pelo sistema em outras atividades como: fiscalização, manutenção, administração entre outras.

A reciclagem dos cobradores ocorre de maneira natural nas empresas já que atualmente, em todo sistema, apenas 5% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro.

Vale destacar que a carta Circular DO 005/2019 enviada para as empresas de ônibus se refere ao layout interno dos futuros ônibus padron, que passarem a ser adquiridos pelas empresas. Desde 2014, os veículos do Subsistema Local, cerca de 6 mil carros, já circulam sem cobrador.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • Seria interessante uma matéria abordando o tema sobre cobradores em outros países. Conversando com amigos que viajaram para outros países e lendo sobre transporte público de outras nações, tenho a impressão que na maioria dos países não existe a função do cobrador.

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