Foto: Renato Lobo
SPTrans

Comunicado que seria da SPTrans sugere ônibus sem cobradores em São Paulo

Um comunicado que seria da SPTrans aos operadores, sugere testes com ônibus sem cobradores na cidade de São Paulo, o que tem causado discussões nas redes sociais e grupos de debates sobre mobilidade em aplicativos de mensagens.

O supostos informe sugere que os operadores adquiram ônibus do tipo “padron” e “básico” com layout interno sem o posto do cobrador.  O sistema já conta com veículos sem os profissionais em linhas do chamado sistema local.

Apesar da maioria dos pagamentos ser por meio do bilhete único, não há qualquer comunicado oficial por parte da prefeitura em que se prevê a extinção do cargo. No entanto, o supostos comunicado foi recebido com temor por movimentos sociais e entidades ligadas aos cobradores.

Ao Via Trolebus a assessoria da SPTrans, disse que não há planos de retirar os cobradores. Confira nota na íntegra:

“A SPTrans esclarece que não há nenhum plano de demissão dos profissionais que exercem a função de cobrador. Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas no transporte coletivo, esses profissionais já passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados pelo sistema em outras atividades como: fiscalização, manutenção, administração entre outras.

A reciclagem dos cobradores ocorre de maneira natural nas empresas já que atualmente, em todo sistema, apenas 5% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro.

Vale destacar que a carta Circular DO 005/2019 enviada para as empresas de ônibus se refere ao layout interno dos futuros ônibus padron, que passarem a ser adquiridos pelas empresas. Desde 2014, os veículos do Subsistema Local, cerca de 6 mil carros, já circulam sem cobrador.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.